quarta-feira, agosto 26, 2009

Sobre o suposto desaparecimento de Belchior.


O Fantástico anunciou a matéria sobre o desparecimento de um ídolo da Música Brasileira e não dei muita atenção até que descobri se tratar de Belchior. Juro que me abalou a notícia. Ele representa o que há de melhor na MPB. Criador de lindas baladas compostas de versos que harmonizam inteligência e beleza em letras insesquecíveis, Belchior pode ter sido excluído pela mídia que exalta a mediocridade, mas seu público cresce de geração em geração. Não entendi bem a reportagem. Cheguei a duvidar de sua veracidade e vi um pouco de sensacionalismo alí. Definitivamente ele não precisa desse tipo de publicidade.
Ainda assim ouvi Belchior na manhã seguinte e me deleitei como sempre. Além de Elis, ninguém canta suas canções melhor do que ele mesmo, apesar de ser mais conhecido como compositor.
Há pouco encontrei a matéria que transcrevo abaixo na Folha on Line e voltei a pensar sobre o assunto. Afinal, onde está Belchior?

26/08/2009 - 13h57
Jornal britânico fala sobre desaparecimento de Belchior
Publicidade
da Folha Online

O jornal britânico "The Guardian" publicou em seu site um artigo sobre o desaparecimento do cantor cearense Belchior.

Em texto assinado pelo correspondente da publicação no Rio de Janeiro, Tom Phillips, o periódico cita a reportagem exibida pelo "Fantástico" no domingo (23), em que parentes e amigos do músico relatam não ter notícias sobre o cantor há cerca de dois anos.

Cleo Velleda/Folha Imagem

Cantor Belchior foi tema de artigo do jornal britânico "The Guardian"
O "The Guardian" aborda ainda a repercussão do desaparecimento de Belchior na internet, destacando relatos de pessoas que afirmam ter visto o cantor em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Colônia do Sacramanto, no Uruguai.

A comunidade "Onde Está Belchior", criada no site de relacionamentos Orkut, e que reúne mais de 5 mil internautas, é uma das fontes utilizadas pelo repórter para revelar a dimensão que o sumiço do artista teve na rede.

Teorias diversas apontam para um possível exílio voluntário de Belchior em praias do nordeste brasileiro, fãs do cantor apostam ainda que ele se mantém escondido enquanto prepara uma tradução brasileira para "A Divina Comédia", de Dante Alighieri.

Há também hipóteses sobre um possível retorno da carreira de Belchior, que seria catapultada pelo misterioso desaparecimento.

O artigo traça um paralelo entre o sumiço de Belchior e o desaparecimento de Ritchie Edwards, guitarrista da banda Manic Street Preachers, que nunca mais foi visto após abandonar seu carro perto de uma estação de trem no Reino Unido.

Um dos carros do músico, famoso por fornecer canções a Roberto Carlos, Tom Jobim e Elis Regina, permanece no estacionamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dívida superior a R$ 18 mil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u615153.shtml






Coração Selvagem
Belchior

Meu bem, guarde uma frase pra mim dentro da sua canção
Esconda um beijo pra mim sob as dobras do blusão
Eu quero um gole de cerveja no seu copo no seu colo e nesse bar
Meu bem, o meu lugar é onde você quer que ele seja
Não quero o que a cabeça pensa eu quero o que a alma deseja
Arco-íris, anjo rebelde, eu quero o corpo tenho pressa de viver
Mas quando você me amar, me abrace e me beije bem devagar
Que é para eu ter tempo, tempo de me apaixonar
Tempo para ouvir o rádio no carro
Tempo para a turma do outro bairro, ver e saber que eu te amo
Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente
Tome um refrigerante, coma um cachorro-quente
Sim, já é outra viagem e o meu coração selvagem
Tem essa pressa de viver
Meu bem, mas quando a vida nos violentar
Pediremos ao bom Deus que nos ajude
Falaremos para a vida: "Vida, pisa devagar meu coração cuidado é frágil;
Meu coração é como vidro, como um beijo de novela"
Meu bem, talvez você possa compreender a minha solidão
O meu som, e a minha fúria e essa pressa de viver
E esse jeito de deixar sempre de lado a certeza
E arriscar tudo de novo com paixão
Andar caminho errado pela simples alegria de ser
Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo , vem morrer comigo
Talvez eu morra jovem, alguma curva no caminho, algum punhal de amor traído, completara o meu destino.
Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo
Vem morrer comigo, meu bem, meu bem, meu bem
Que outros cantores chamam baby (4 x)

Nenhum comentário: